Content
Há também comunidades locais que promovem vivências com arte, alimentação tradicional e espiritualidade. Para quem quer caminhar com presença, o Brasil oferece uma diversidade de cenários que surpreende a cada passo. O acesso até Aparados da Serra fica mais fácil sendo feito por Praia Grande, em Santa Catarina, que é a cidade base dos cânions, ou então por Cambará do Sul, em Rio Grande do Sul, onde estão a maioria das opções de pousadas e restaurantes. Nesta chapada, o acesso é bem mais fácil e simples do que em outras chapadas no Brasil – para chegar à principal porta de entrada, que fica no município de Alto Paraíso, são apenas 200 quilômetros de Brasília. Além disso, a atividade também é uma forma de explorar locais de maneira autêntica e íntima, estabelecendo conexões conscientes e responsáveis com a natureza e a cultura local. Para você ter uma ideia, entre os anos de 2018 e 2020, cerca de 19 milhões de estrangeiros elegeram o Brasil como destino, sendo que 18,6% desses turistas optaram pelo ecoturismo, de acordo com dados do Ministério do Turismo.
Jonathan: A notável jornada da tartaruga mais velha do mundo
A ida até o Monte Roraima leva de 6 a 10 dias e é um trekking perfeito para quem quer casinos em portugal online se desconectar total do mundo moderno e mergulhar na natureza. Lembrando que a alimentação e as barracas para acampamento geralmente ficam a cargo da agência que você contratou. O Parque Nacional abriga grande parte da diversidade do nosso Pantanal e do Cerrado e é lar de espécies da nossa fauna, como a onça pintada, que se encontra bastante ameaçada.
Turismo Sustentável: O Mundo de Forma Consciente e Transformadora
As trilhas da Chapada dos Veadeiros são o grande destaque do ecoturismo local, proporcionando aos visitantes a oportunidade de explorar as formações rochosas singulares, como o renomado Vale da Lua. A prática envolve caminhar por trilhas em ambientes naturais — tais como montanhas, florestas e parques. É a escolha ideal para quem procura desafios e contato com a natureza e suas belas paisagens. Portanto, escolher o equipamento correto (botas para trilha, mochila, roupas adequadas para proteção e suprimentos alimentares) é fundamental. O trekking pode ser realizado tanto em grupo quanto individualmente, oferecendo uma opção de viagem econômica e eco-friendly, que incentiva a mobilidade ativa e reduz a emissão de gases que contaminam o meio ambiente. A Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, é um reduto de belezas naturais e riqueza geológica que impressiona.
Explore as belas montanhas no alto da Serra da Mantiqueira em Monte Verde, um paraíso ecológico para quem ama fazer trilhas em meio as montanhas. Os pontos principais são a Ilha do Amor, famosa pela agitação, e a Ponta do Cururu, onde é possível apreciar os botos. Isso sem contar os passeios que partem para desbravar a floresta Amazônica.
Lençóis Maranhenses – MA
Uma experiência de cura, conexão e simplicidade — e um dos maiores exemplos da essência do ecoturismo no Brasil. É um santuário natural onde o tempo e o espaço ganham outro sentido, reafirmando o poder transformador do ecoturismo no Brasil. A Serra do Cipó é destino para quem quer caminhar com calma, ouvir o som da água e do vento e sentir a energia simples do cerrado.
- O ecoturismo valoriza o cuidado com o meio ambiente, fortalece economias locais e respeita as culturas tradicionais.
- Com uma área de mais de 1440 quilômetros quadrados, o Lago de Furnas e suas águas em tons de esmeralda são a principal atração da cidade mineira, por onde lanchas fazem passeios até cachoeiras que molham os visitantes.
- A atividade é perfeita para quem procura por adrenalina, aventura e estar perto da natureza.
- A Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, é um reduto de belezas naturais e riqueza geológica que impressiona.
O acesso até o Parque é totalmente tranquilo e é possível encontrar tudo que precisar nas cidades dos arredores, como Iporanga. Google, responsável pelo desenvolvimento do app, indicou que as práticas de privacidade do app podem incluir o gerenciamento de dados conforme descrito abaixo. Faça o download do Chrome no seu dispositivo móvel ou tablet e entre na sua conta para ter uma mesma experiência com seu navegador em todos os lugares. Baixe o app YouTube para ter uma experiência de visualização ainda melhor no smartphone. Localizado no estado do Maranhão, englobando os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é composto por 90 mil hectares de dunas, proporcionando uma paisagem singular.
Cambará do Sul é lar de cenários incríveis por causa de seus cânions que parecem que se erguem até o céu! Ela fica a cerca de 200km de Porto Alegre e você consegue ir de carro com bastante facilidade. As opções de hospedagem são boas e custam a partir de R$200 a diária para casal. A cidade imperial tem muito mais a oferecer além de história; é também um dos mais conhecidos polos do ecoturismo no Brasil, especialmente por causa da famosa travessia do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
Parque Nacional de Anavilhanas (Amazonas)
Você vai poder ver quais nossa equipe Mala de Aventuras já testou e as notas de cada empresa no TripAdvisor e no Reclame Aqui. Com agências como a Vivalá, o ecoturismo se torna mais acessível, responsável e transformador. No Sudeste, a aldeia Tenondé Porã (SP) recebe com acolhimento quem deseja aprender sobre os costumes do povo Guarani Mbya.
O Monte Roraima está entre os destinos mais simbólicos e sagrados do ecoturismo no Brasil. Localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, ele se ergue a quase 3 mil metros de altitude, formando um platô gigante cercado por abismos e nuvens. A criação de búfalos, os saberes da cerâmica indígena e a culinária típica — como o famoso filé de búfalo com queijo marajoara — são portas de entrada para uma cultura viva, enraizada na terra e na água. Passeios de barco por igarapés, trilhas entre manguezais e o encontro com espécies como guarás e botos tornam a viagem ainda mais rica. Um lugar onde a beleza natural se encontra com a sabedoria de quem vive integrado à natureza.
Timbé do Sul é uma das grandes joias do ecoturismo catarinense, ainda pouco explorada. Com cânions, cachoeiras e trilhas exuberantes, Itararé é uma surpresa em São Paulo. Oásis do cerrado, com cachoeiras imponentes, dunas, fervedouros onde é impossível afundar e trilhas em áreas remotas.